Tortilla de Batata

Porção para 4 pessoas.

Ingredientes

  • 4 batatas médias,
  • 4 ou 5 ovos,
  • 1 cebola média,
  • ¼ l de azeite,
  • sal.

Preparação

Descasque, lave e seque as batatas. Corte-as em fatias finas e coloque-as em uma frigideira funda com o azeite para que cozinhe lentamente, em fogo médio.

Adicione a cebola cortadas em semi círculos bem fininhos.

Lentamente, frite as batatas até ficarem macias e começando a dourar. Vá retirando as batatas que já estiverem douradas com uma escumadeira e deixe-as escorrer num papel toalha.

Após cerca de 10 minutos o azeite secará.

Bata os ovos em uma tigela com um pouco de sal. Adicione os ovos batidos às batatas e cebola.

Volte a colocar um pouco de azeite na frigideira e adicione a mistura de ovos, batatas e cebola. Deixe a panela em fogo médio por cerca de 5 ou 10 minutos, até dourar na parte inferior. Cuidado para não grudar no fundo, vá mexendo com delicadeza para que não desmanche a tortilla e ao mesmo tempo não grude na frigideira.

Com a ajuda de uma tampa de panela ou de uma espátula, com cuidado, vire a mistura para dourá-la do outro lado. Se achar que precisa dourar mais continue o procedimento, dourando um lado de cada vez.

Depois de dourada dos dois lados, sirva a tortilla quente ou fria. Se preferir também pode cortar a tortilla em pedaços pequenos e servir sobre pedaços de pão, neste caso, sugerimos colocar por cima azeitona e alecrim, fica uma delícia!

Bom apetite!