Hoje o post é especial. Temos uma super dica de viagem e a sua respectiva receita.

O Il Vero Alfredo, na Piazza Augusto Imperatore, em Roma é um restaurante histórico, familiar, com muita tradição, onde você pode saborear o “único” Fettuccine all’Alfredo - aspas no único porque sabemos que não é o único, mas pelo menos este é o verdadeiro (como o próprio nome do restaurante diz: il vero). Trata-se de um must go em Roma.

Il Vero Alfredo

Il vero fettuccine all’Alfredo no Il Vero Alfredo

A história de Alfredo Di Lelio e seu Fettuccine é conhecida no mundo todo. Alfredo di Lelio foi o criador do Fettuccine all’Alfredo. Ele abriu o restaurante “Alfredo”, em 1914, em uma sala no centro de Roma. A fama do prato se espalhou primeiro em Roma e depois no mundo. Em 1943, durante a guerra, Di Lelio deixou o restaurante para outra pessoa não relacionada com a sua família. Em 1950, Alfredo decidiu reabrir o restaurante com seu filho: surgiu aí o Il Vero Alfredo. O macarrão é servido com os famosos “talheres de ouro” que foram presente de dois atores americanos, em 1927. Os dois ajudaram muito a espalhar a boa fama do prato e do local. O restaurante continua na mão da mesma família e seguindo a sua tradição.

Para conhecerem melhor o Il Vero Alfredo, vejam este vídeo:

Posso dizer FELIZMENTE, por experiência própria, que aquele fettuccine sim É ÚNICO. Mas claro que podemos tentar fazer em casa, quem sabe a prática não leva à perfeição? Aqui então vai a receita pra vocês - mais simples impossível!

Fettuccine all’Alfredo

Porção para 4 pessoas

Ingredientes

  • 400g de massa tipo fettuccine
  • água
  • sal a gosto
  • pimenta a gosto
  • noz moscada a gosto
  • 200g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 350g de queijo parmesão meia cura, ralado na hora

Modo de Preparo

Encha uma panela com água e leve ao fogo. Para salgá-la, calcule 10 gramas de sal para cada 1 litro de água.

Quando a água estiver fervendo e salgada, acrescente o fettuccine e deixe cozinhar de acordo com o tempo escrito na embalagem - deve ficar al dente. As massas grano duro levam em média 7 minutos. Reserve a água do cozimento. Mexa levemente algumas vezes para evitar que a massa grude.

Enquanto a massa cozinha, esquente bem uma travessa funda (pode servir nela depois), coloque a manteiga e mexa até que ela derreta com o calor do prato.

Após acrescente a massa pronta,  ¾ do queijo ralado e cerca de 1 concha da água do cozimento da massa (apenas o suficiente para obter uma pasta lisa, homogênea e cremosa).

Misture muito bem com a ajuda de uma colher e um garfo (tente misturar mexendo pra cima e para baixo) até formar um prato de consistência homogênea.

Tempere com pimenta e noz moscada, na quantidade que desejar.

Sirva imediatamente com o restante do queijo ralado por cima.

Ps.: Percebam que apenas o macarrão vai ao fogo e nada mais. Muito simples!

IMPRIMIR

Informações Práticas

Il Vero Alfredo

Menu aqui.

Onde Fica? Piazza Augusto Imperatore, 30, Roma
Para reservas: info@ilveroalfredo.it - Telefones: +39 06/68.78.734   +39 06/68.78.615