Gente, hoje acordei e, seguindo meus rituais matinais, abri o Conexão Paris. Acompanho o blog desde 2008 e amo tudo que vejo por lá. Eis que hoje dei de cara com uma receita absolutamente irresistível e vim compartilhar com vocês, ok!?

A receita foi apresentada pela Karen Goldman, uma chef brasileira, muito top, com altas dicas gostosas e atualmente colunista do referido e querido blog. Ela esclareceu por lá um pouquinho sobre o prato francesinho de hoje: STEAK AU POIVRE!

steak au poivre

Preparação do Steak au Poivre. (foto obtida no Conexão Paris - créditos www.tateskitchen.com)

A pimenta do reino é uma especiaria antiga e as civilizações passadas já a utilizavam muito antes dela desembarcar por aqui.  Os romanos apreciavam a pimenta do reino longa. Os grãos redondos e pequenos, que usamos hoje, serviam somente para disfarçar o sabor do vinho quando este começava a ficar azedo.
A pimenta do reino chegou na França no século XII nas malas dos monges itinerantes. Famosa por suas virtudes afrodisíacas, ela era símbolo de poder e virilidade. Ela era uma mercadoria preciosa, tão valiosa quanto o ouro e a prata.
Hoje, quando falamos em pimenta pensamos logo no steak au poivre. De acordo com o especialista Francis Marie esta receita data do século 19 e foi inventada nos bistrôs da Normandia. Os figurões da época levavam suas companheiras para jantares tardios, desejosos de pratos apimentados e suas supostas propriedades afrodisíacas.

Por Karen Goldman - em Conexão Paris

steak au poivre

(foto obtida no Conexão Paris - créditos: ckenb.blogspot.com)

 

steak au poivre

Bom apetite! (foto obtida no Conexão Paris - créditos: diplomatickitchen.com)

Steak au Poivre Clássica

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de pimenta do reino preta em grãos
  • 4 pedaços de carne bem espessos com cerca de 120g cada
  • sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de óleo
  • ⅓ xícara de conhaque
  • 1 xícara caldo de carne
  • ½ xícara de creme de leite

Modo de Preparo:

Coloque a pimenta em um pano de prato limpo, em seguida esmague pressionando firmemente com o fundo de uma frigideira ou batendo com um martelo. Atenção, a pimenta deve ser quebrada e não transformada em pó. Transfira a pimenta para um prato e enrole os filés nela para que fiquem uniformemente revestidos. Tempere os filés com sal.

Esquente a manteiga e o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o filé e cozinhe até ficar bem dourado, cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira a carne para quatro pratos aquecidos. Cubra com papel alumínio para mantê-los aquecidos enquanto prepara o molho.

Aqueça a mesma panela que estava a carne e adicione o conhaque. Flambe cuidadosamente. Mantenha uma tampa à mão, assim você pode apagar o fogo, se necessário. Deixe o álcool queimar cerca de 1 minuto, em seguida adicione o caldo de carne. Cozinhe até reduzir pela metade, cerca de 4 minutos. Adicione o creme e cozinhe, mexendo ocasionalmente uns 4 minutos. Tempere com sal e despeje sobre bifes.

Sirva com batatas coradas.

IMPRIMIR