Nada é tão holandês quanto um stamppot à moda antiga, uma panela cheia de purê de batatas e legumes. Existem diversas variedades que são tradicionais, como este Andijviestamppot ou um Stamppot com couve ou com dois legumes, cenoura e cebola, como o hutspot. Um zuurkoolstamppot, purê de batata com chucrute e linguiça defumada, também é muito popular. Não me peçam para pronunciar nenhum desses nomes, por favor. Aqui todos eles chamam purê holandês, ok!?

andijviestamppot

Purê de Batatas Holandês, conhecido por lá como Andijviestamppot. Ou seja, melhor purê holandês mesmo! (foto de Holland.com)

A maioria dos stamppotten é preparada apenas com batatas e legumes e não usa manteiga ou leite. As batatas holandesas são geralmente cremosas o suficiente para compensar a falta de laticínios, e os vegetais liberam suco suficiente para tornar o prato úmido, mas com sabor não tão forte.

Andijviestamppot é um stamppot feito com escarola, um vegetal de fácil cultivo e disponível em muitos supermercados da Holanda. A combinação de batatas quentes e macias e os legumes crocantes e ligeiramente ácidos é um sucesso. Pode ser servida com almôndegas, linguiça defumada ou simplesmente pura, adicionando um pouco de bacon, conforme a receita que apresentamos aqui.

No lugar da escarola você pode colocar folhas de mostarda, espinafre fresco ou rúcula que todas essas também funcionam muito bem.

Vamos à receita! Espero que gostem!

Purê Holandês - Andijviestamppot

Rende 6 porções.

Ingredientes

  • 600 gramas batatas
  • 400 gramas escarola escarola (ou outro vegetal verde escuro)
  • 1 colher de chá de sal
  • 6 tiras de bacon

Modo de Preparo

Descasque as batatas e corte em pedaços de tamanho regular. Leve para ferver em uma panela com água que mal cubra as batatas e adicione o sal. Abaixe o fogo para médio e deixe ferver por cerca de vinte minutos.

Em uma frigideira, frite o bacon.Quando estiver pronto, corte tiras menores ou pedaços. (se preferir, corte o bacon antes de fritar)

Quando as batatas estiverem facilmente perfuráveis com um garfo, retire a água que tiver sobrado na panela. Mas não a descarte. Reserve-a.

Amasse e misture a batata e, se necessário, adicione um pouco da água do cozimento se as batatas estiverem muito secas.

Lave a escarola (ou outro vegetal escolhido) e corte em tiras de meia polegada. Misture-a com o purê de batatas e adicione o bacon. Prove e ajuste o sal e adicione uma pitada de pimenta ou noz-moscada, se desejar.

IMPRIMIR