Meta

Comentários

Páginas

Prato Principal
Roma - Onde Comer: Il Vero Alfredo + Receita do Fettuccine all'Alfredo
Sexta, 23 de Maio de 2014

Roma - Onde Comer: Il Vero Alfredo + Receita do Fettuccine all’Alfredo


Hoje o post é especial. Temos uma super dica de viagem e a sua respectiva receita.

O Il Vero Alfredo, na Piazza Augusto Imperatore, em Roma é um restaurante histórico, familiar, com muita tradição, onde você pode saborear o “único” Fettuccine all’Alfredo - aspas no único porque sabemos que não é o único, mas pelo menos este é o verdadeiro (como o próprio nome do restaurante diz: il vero). Trata-se de um must go em Roma.

Il Vero Alfredo

Il vero fettuccine all’Alfredo no Il Vero Alfredo

A história de Alfredo Di Lelio e seu Fettuccine é conhecida no mundo todo. Alfredo di Lelio foi o criador do Fettuccine all’Alfredo. Ele abriu o restaurante “Alfredo”, em 1914, em uma sala no centro de Roma. A fama do prato se espalhou primeiro em Roma e depois no mundo. Em 1943, durante a guerra, Di Lelio deixou o restaurante para outra pessoa não relacionada com a sua família. Em 1950, Alfredo decidiu reabrir o restaurante com seu filho: surgiu aí o Il Vero Alfredo. O macarrão é servido com os famosos “talheres de ouro” que foram presente de dois atores americanos, em 1927. Os dois ajudaram muito a espalhar a boa fama do prato e do local. O restaurante continua na mão da mesma família e seguindo a sua tradição.

Para conhecerem melhor o Il Vero Alfredo, vejam este vídeo:

Posso dizer FELIZMENTE, por experiência própria, que aquele fettuccine sim É ÚNICO. Mas claro que podemos tentar fazer em casa, quem sabe a prática não leva à perfeição? Aqui então vai a receita pra vocês - mais simples impossível!

Fettuccine all’Alfredo

Porção para 4 pessoas

Ingredientes

  • 400g de massa tipo fettuccine
  • água
  • sal a gosto
  • pimenta a gosto
  • noz moscada a gosto
  • 200g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 350g de queijo parmesão meia cura, ralado na hora

Modo de Preparo

Encha uma panela com água e leve ao fogo. Para salgá-la, calcule 10 gramas de sal para cada 1 litro de água.

Quando a água estiver fervendo e salgada, acrescente o fettuccine e deixe cozinhar de acordo com o tempo escrito na embalagem - deve ficar al dente. As massas grano duro levam em média 7 minutos. Reserve a água do cozimento. Mexa levemente algumas vezes para evitar que a massa grude.

Enquanto a massa cozinha, esquente bem uma travessa funda (pode servir nela depois), coloque a manteiga e mexa até que ela derreta com o calor do prato.

Após acrescente a massa pronta,  ¾ do queijo ralado e cerca de 1 concha da água do cozimento da massa (apenas o suficiente para obter uma pasta lisa, homogênea e cremosa).

Misture muito bem com a ajuda de uma colher e um garfo (tente misturar mexendo pra cima e para baixo) até formar um prato de consistência homogênea.

Tempere com pimenta e noz moscada, na quantidade que desejar.

Sirva imediatamente com o restante do queijo ralado por cima.

Ps.: Percebam que apenas o macarrão vai ao fogo e nada mais. Muito simples!

IMPRIMIR

Informações Práticas

Il Vero Alfredo

Menu aqui.

Onde Fica? Piazza Augusto Imperatore, 30, Roma
Para reservas: info@ilveroalfredo.it - Telefones: +39 06/68.78.734   +39 06/68.78.615

 


Receita: Steak au Poivre
Sexta, 16 de Maio de 2014

Receita: Steak au Poivre


Gente, hoje acordei e, seguindo meus rituais matinais, abri o Conexão Paris. Acompanho o blog desde 2008 e amo tudo que vejo por lá. Eis que hoje dei de cara com uma receita absolutamente irresistível e vim compartilhar com vocês, ok!?

A receita foi apresentada pela Karen Goldman, uma chef brasileira, muito top, com altas dicas gostosas e atualmente colunista do referido e querido blog. Ela esclareceu por lá um pouquinho sobre o prato francesinho de hoje: STEAK AU POIVRE!

steak au poivre

Preparação do Steak au Poivre. (foto obtida no Conexão Paris - créditos www.tateskitchen.com)

A pimenta do reino é uma especiaria antiga e as civilizações passadas já a utilizavam muito antes dela desembarcar por aqui.  Os romanos apreciavam a pimenta do reino longa. Os grãos redondos e pequenos, que usamos hoje, serviam somente para disfarçar o sabor do vinho quando este começava a ficar azedo.
A pimenta do reino chegou na França no século XII nas malas dos monges itinerantes. Famosa por suas virtudes afrodisíacas, ela era símbolo de poder e virilidade. Ela era uma mercadoria preciosa, tão valiosa quanto o ouro e a prata.
Hoje, quando falamos em pimenta pensamos logo no steak au poivre. De acordo com o especialista Francis Marie esta receita data do século 19 e foi inventada nos bistrôs da Normandia. Os figurões da época levavam suas companheiras para jantares tardios, desejosos de pratos apimentados e suas supostas propriedades afrodisíacas.

Por Karen Goldman - em Conexão Paris

steak au poivre

(foto obtida no Conexão Paris - créditos: ckenb.blogspot.com)

 

steak au poivre

Bom apetite! (foto obtida no Conexão Paris - créditos: diplomatickitchen.com)

Steak au Poivre Clássica

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de pimenta do reino preta em grãos
  • 4 pedaços de carne bem espessos com cerca de 120g cada
  • sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de óleo
  • ⅓ xícara de conhaque
  • 1 xícara caldo de carne
  • ½ xícara de creme de leite

Modo de Preparo:

Coloque a pimenta em um pano de prato limpo, em seguida esmague pressionando firmemente com o fundo de uma frigideira ou batendo com um martelo. Atenção, a pimenta deve ser quebrada e não transformada em pó. Transfira a pimenta para um prato e enrole os filés nela para que fiquem uniformemente revestidos. Tempere os filés com sal.

Esquente a manteiga e o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o filé e cozinhe até ficar bem dourado, cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira a carne para quatro pratos aquecidos. Cubra com papel alumínio para mantê-los aquecidos enquanto prepara o molho.

Aqueça a mesma panela que estava a carne e adicione o conhaque. Flambe cuidadosamente. Mantenha uma tampa à mão, assim você pode apagar o fogo, se necessário. Deixe o álcool queimar cerca de 1 minuto, em seguida adicione o caldo de carne. Cozinhe até reduzir pela metade, cerca de 4 minutos. Adicione o creme e cozinhe, mexendo ocasionalmente uns 4 minutos. Tempere com sal e despeje sobre bifes.

Sirva com batatas coradas.

IMPRIMIR


Receita: Massa com Molho al Limone com Salmão
Sexta, 09 de Maio de 2014

Receita: Massa com Molho al Limone com Salmão


Gente, essa massa é caprichada e super fácil de fazer. Com vocês, “Como fazer o Molho Limone com Salmão”:   Massa com Molho al Limone com Salmão Receita para 2 pessoas. Ingredientes: 250g de Massa Cozida. Escolha a de sua preferência (spaghetti, penne, fetuccine ou qualquer outra) 300g de salmão cortado em cubinhos; 2 colheres de sopa de vinhos branco seco; 1 pote de creme de leite fresco; raspas de…
Leia mais


Receita: Nhoque Frito
Sábado, 26 de Abril de 2014

Receita: Nhoque Frito


Mais uma receita imperdível… já comeram nhoque frito!? Uma gordisse deliciosa! Nhoque Frito Ingredientes para o Nhoque: 1 colher (sopa) de margarina 1 ovo 1 colher (chá) de sal 2 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de leite Óleo para fritar Ingredientes para o molho: 1 lata de tomate pelado 1 molho de tomate Alho e manjericão à gosto Modo de preparo: Em uma panela coloque o leite ,…
Leia mais


Receita: Risoto de Camarão com Geleia de Pimenta
Sexta, 25 de Abril de 2014

Receita: Risoto de Camarão com Geleia de Pimenta


Tcharam!!!! Receitinha Exxxperrrta de Risoto de Camarão com Geleia (não tem mais acento, que esquisito) de Pimenta… Um dos risotos mais irresistíveis que encontrarão por aqui!!! E gente, em matéria de risoto ele é nada complicado… o que dá trabalho é o risoto em si, mas se você costuma fazer risoto já… esse vai ser moleza! Se ainda não fez um, chegou a hora! Aguardo convites para provar, ok?! Risoto…
Leia mais