Paleta de Cordeiro

Rendimento: 5 porções

Ingredientes

  • Sal e Pimenta do reino a gosto
  • 1/3 xícara (chá) de azeite de oliva (não precisa ser extra-virgem)
  • 2 a 3 dentes de alho sem pele
  • 1 limão
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 2 ramos de manjericão fresco
  • 1 ramo de hortelã fresca
  • 1 paleta de cordeiro de aproximadamente 1,3kg (quando menor, mas saborosa)
  • 1/3 xícara (chá) de vinho branco seco

Modo de Preparo

Tempere a paleta inteira com sal e pimenta do reino. Coloque-a numa assadeira rasa (onde será feita a marinada) não muito grande. Reserve.

Esprema o suco do limão e rale a casca do limão com a lâmina mais fina do ralador.

No processador ou liquidificador, bata grosseiramente: o azeite de oliva, o vinho, o suco de limão, as raspas de limão, o manjericão, a hortelã, o alecrim e o alho. Bata apenas o suficientes para fazer desses ingredientes uma pasta líquida. Despeje essa marinada à paleta na assadeira. Adicione também os pedaços dos limões já espremidos.

Mantenha o cordeiro com a pele virada para baixo, enfie alguns ramos de alecrim na carne. Cubra a assadeira com filme plástico e leve deixe na geladeira por 24 horas. Virando a paleta na metade do tempo.

Antes de colocar o cordeiro para assar, retire-o do refrigerador e deixe descansar, em temperatura ambiente, enquanto o forno é aquecido à temperatura de mais ou menos 210º C.

Coloque o cordeiro com a pele para cima em uma assadeira, mantendo os pedaços de limão e os ramos de alecrim. Leve ao forno coberto por papel alumínio por 3h (depende do forno, fique atento ao cozimento). Verifique sempre que puder, para ver se a marinada continua lá. Ela não pode secar, se for o caso acrescente água.

Após 3h ou o suficiente para a carne estar quase pronta, retire o papel alumínio e deixe dourar por aproximadamente uns 30 minutos, nesse momento, se quiser você pode acrescentar legumes para assar junto com a carne (cenoura, batatas, berinjela, tomate, cebola e etc). Se você achar que falta muito para o cozimento, mantenha o papel alumínio.

A carne do cordeiro deve estar macia e praticamente desfiando, a ponto de se desmanchar com o garfo.

Obs.: Para servir regue a carne com um pouco do caldo que restar na assadeira. Esse caldo pode ser congelado e reutilizado para fazer outra paleta ou até um risoto de cordeiro! :)