O Gucci Museu fica no coração histórico da cidade, na Piazza Signoria. E, assim como muitas obras primas, a história da Gucci nasceu em Florença.

Apesar de adorar museus, aliás, talvez até por isso, não esperasse muito do Gucci Museu. Cheguei lá em uma tarde quente… estava morrendo de dor de cabeça e pensava num passeio rápido e despretensioso. Ganhei um presente. O local possui - além do seu acervo - um restaurante/bar delicioso com vista para a Piazza Signoria, uma livraria bacana com souvenirs, livros (óbvio), revistas de Design, Moda e Cultura. Tudo ali é literalmente um luxo… desde os funcionários e suas roupitchas elegantérrimas, até o atendimento que ultrapassa o conceito de “ótimo”.

Gucci Museu

Gucci Museu e seu bar, bem no centro de Florença

Comentei com as recepcionistas que estava meio down por estar com dor de cabeça, na mesma hora me trouxeram do Bar da Gucci um lindo copo de água mineral bem gelada para tomar o remédio que eu tinha. Reparei na garrafinha e pensei: lá se vão mais alguns euros (vida de estudante não é fácil, economia máxima)!

Perguntei quanto custava e tal… A resposta:

- “Nada… imagina, espero que se sinta melhor e consiga aproveitar o passeio. A Gucci gostaria de saber de onde você veio para conhecer melhor a nossa história”.

Pronto! Como um clique aquela atenção toda funcionou melhor que o remédio e lá estava eu eu, mais uma vez, apaixonada por Florença.

Para iniciar o passeio eles me entregaram um explicativo super fofo do museu e me levaram a um guia que me apresentaria o museu… Sim, de graça, um guia individual apresenta os setores do Gucci Museu (que não são muitos, é um passeio bem light).

gucci picinic

Vai um Picnic? ;)

Gucci Bici

Imagina uma Bici dessas… Morri!

O museu estava praticamente vazio, então meu ultra chic gucci man me acompanhava durante a visita explicando cada detalhe que me interessava (sem ser invasivo), inclusive da louca e linda exposição temporária da artista contemporânea Joana Vasconcelos - que encerrou em fevereiro de 2014.

Coração Vermelho Gucci Museum

Coração Vermelho Independente (2010) - Joana Vasconcelos

Eu estava ali sozinha na sala vendo este coração feito inteirinho de talheres de plástico rodar e rodar lentamente por vontade do vento.. Que delícia! É impressionante… Aquilo tudo, por um tempinho, só pra mim!

Os funcionários falam com muito orgulho da história que o Museu Gucci carrega. É de encher os olhos e ter vontade de esvaziar os bolsos, garanto.

Não sou a melhor entendedora da história da moda e senti muito por isso ali. Mas a coleção permanente tem vídeos muito bem elaborados que demonstram a execução de bolsas, malas, roupas e outros itens da marca.

Gucci Vestidos

Vestidos literalmente dignos de tapete vermelho: O do meio foi usado por Cameron Diaz, no Oscar de 2012.

Tudo perfeito, atendimento, climatização, iluminação do local.  Um passeio diferente para se fazer nessa cidade infinita.

Gucci Museo Interior

Interior do Gucci Museu

Obs.: Não é permitido tirar foto dentro do museu, por isso  todas as fotos do post foram retiradas do site do museu Gucci

Onde Fica? Piazza della Signoria, 10, 50122 Firenze, Itália
Quanto Custa? 6 euros (metade do valor pago é destinado à Cidade de Florença para ajudar na preservação e restauração de seus tesouros artísticos).
Horários:
Museu: 10h às 20h todos os dias; 
Loja, Bar/Restaurante (abertos a todos): 10h às 23h todos os dias;
 
 *** Mais uma vez curada e bem cuidada por Florença. E você, já experimentou em alguma viagem um “santo remëdio”? Conte pra nós.