Meta

Comentários

Páginas

Diversos
Paris - Museu do Louvre - Parte 2 - A Pirâmide
Quarta, 14 de Maio de 2014

Paris - Museu do Louvre - Parte 2 - A Pirâmide


Louvre Paris Pirâmide

O Louvre tinha uma entrada… humm, vamos dizer… mais humilde… e com o passar do tempo e com o tamanho sucesso do museu ela já não dava conta da multidão de visitantes. Então, em  26 de setembro de 1981, o Presidente da República na época, François Mitterrand, anunciou um projeto chamado o “Grande Louvre”, que reorganizaria e, porque não, dizer revolucionaria completamente o museu. Para isso, Paris contratou o arquiteto chinês-americano Ieoh Ming Pei, famoso obras na National Gallery em Washington, para projetar uma nova e moderna área de recepção e diminuir o congestionamento dos visitantes.

Louvre Paris

Em 30 de março de 1989 foi inaugurada a pirâmide de vidro construída no centro da Cour Napoléon (pátio principal do Louvre), esta passou a ser a entrada principal do Louvre e é até hoje. Graças à grande pirâmide foi possível acessar rapidamente o subsolo (hall de entrada) do Louvre. As pirâmides, feitas apenas de vidro e aço, fornecem luz aos espaços subterrâneos e, por serem transparentes, preservaram a visão dos edifícios antigos do Louvre.

Como tudo que é inovador, a construção das pirâmides trouxe muita controvérsia. Uns dizem que elas criam uma sintonia perfeita entre o clássico e o moderno. Outros as consideram uma aberração.

Louvre Museu Paris

Louvre Paris Pirâmide

Lua Cheia no Louvre

Não bastasse a polêmica já existente, Dan Brown fez o favor de deixar o assunto ainda mais quente. Em seu livro, O Código da Vinci trouxe à tona uma antiga lenda urbana que dizia que a  grande pirâmide fora construída exatamente com 666 painéis de vidro, o Número da Besta.  O Museu do Louvre, no entanto, desmentiu o fato dizendo que a Grande Pirâmide possui, na verdade, 673 painéis (603 losangos e 70 triângulos). A pirâmide maior possui uma altura de 20,6 m, com uma base quadrada de 35m de cada lado.

Depois da Vênus de Milo e da Mona Lisa, a Pirâmide do Louvre ocupa o terceiro lugar no ranking das obras mais apreciadas do museu. Confesso que eu ainda não formei uma opinião firme sobre o assunto. Elas me encantam, me impressionam, mas não sei. Sempre gostei  - e muito - da mistura do clássico com o contemporâneo e acho que isso dá um encanto bem humorado à qualquer lugar. Mas o Louvre é o Louvre… não sei… Séculos de história e aí vem um chinês americano e me cria várias pirâmides, uma delas gigante… no meio daquilo tudo! Não tenho opinião formada sobre o assunto. Aguardo a de vocês… #nãotenhoopiniaoprópria

Louvre Pirâmide

Pyramide Inversée du Louvre (Pirâmide Invertida do Louvre), que complementa a obra, fica no Carrousel du Louvre e tem ao todo 84 losangos e 28 triângulos. Quem leu o livro (ou viu o filme) O Código Da Vinci deve se lembrar da cena final em que o personagem Robert Langdon aparece de pé sobre a base da pirâmide invertida. Na verdade, a base dessa pirâmide não é acessível já que ela é completamente cercada por arbustos no centro da Place du Carrousel - uma rotatória inacessível aos pedestres. A Pirâmide Invertida foi uma solução das boas pra levar luz natural ao hall de entrada do Louvre.

Museu Louvre Pirâmide Invertida

Museu do Louvre - Pirâmide Invertida

*** E vocês o que acham das Pirâmides? Ajudem-me a formar uma opinião! Hot or not? :)

 


Receita Fit - Mini Naked Pancake de Banana e Creme de Baunilha
Segunda, 05 de Maio de 2014

Receita Fit - Mini Naked Pancake de Banana e Creme de Baunilha


Gente, vou postar aqui uma receitinha delícia e fit: Mini Naked Pancake de Banana e Creme de Baunilha! Quem fez e me repassou foi uma amiga, Manu Balarotti (obrigada Manu! :) ), que é craque no assunto! Fiquei apaixonada!

Trata-se de um receita funcional, bem proteica, com índice glicêmico bem baixinho. A quinoa (um dos ingredientes) tem muuuuuitos nutrientes, é um dos alimentos mais completos do mundo, cheio de aminoácidos essenciais e vitaminas, com índice glicêmico baixo e o psyllium (outro ingrediente) que é pura fibra, o que melhora ainda mais a receita.

Mini Naked Pancake Banana Baunilha

Dispensa Legenda.

Mini Naked Pancake de Banana e Creme de Baunilha

Ingredientes para a Massa da Panqueca:

  • 30g de quinoa em flocos;
  • 2 claras e uma gema;
  • 2g de psyllium;
  • 1 xícara de café de leite vegetal (uso o de soja, mas pode usar de amêndoa, de coco, de arroz ou leite de vaca para quem não tem problemas com lactose);
  • adoçante culinário a gosto (uso da marca Stevita, que é à base de stevia - melhor para a saúde; mas com adoçante da marca Tal Qual fica bom também) - uso uma colher de chá bem cheia de Stevita.

Modo de Preparo da Massa da Panqueca:

Bata bem tudo no liquidificador, para que os flocos de quinoa façam o papel da farinha. Não usamos farinha na panqueca porque esta receita é funcional, com um índice glicêmico bem baixo. Uma vez tudo bem batido unte uma frigideira com óleo de coco, pré-aqueça e faça panqueca no fogo baixo para que ela vá cozinhando devagar. Como a panqueca fica grossa, se fizer no fogo alto, pode queimar um lado e não cozinhar direito. Quando estiver já firminha que dê para virar na frigideira, vire e deixe dourar do outro lado. Reserve.

Ingredientes para o Creme de Baunilha:

  • 1 colher de chá de Maizena;
  • 1 colher de chá de adoçante Stevita (ou outro adoçante);
  • 1 xícara e meia de leite vegetal (ou outro leite);
  • essência de baunilha a gosto;

Modo de Preparo do Creme de Baunilha:

Em um pote alto coloque a Maizena e o adoçante e misture bem os dois pós. Acrescente o leite vegetal e misture bem até dissolver tudo. Adicione essência de baunilha a gosto. Coloque no microondas na potencia alta até que comece a ferver para que a Maizena cozinhe e forme um creme uniforme. Se preciso retire do micro e mexa.

Ingredientes para o Recheio de Banana:

  • 1 banana (com a nanica fica melhor);
  • duas col de chá de óleo de coco;
  • adoçante culinário;
  • canela em pó a gosto.

Modo de Preparo do Recheio de Banana:

Corte a banana em quadradinhos e coloque em uma frigideira. Adicione o óleo de coco, o adoçante culinário e a canela. Com fogo alto aqueça esta mistura e coloque um pouquinho de água para formar uma calda. Não deixe cozinhar a ponto da banana desfazer.

Montagem da Naked Pancake:

Corte a panqueca em rodelas e vá montando uma torre da seguinte maneira: 1 fatia de panqueca, creme de baunilha e por cima a banana, repita o processo e termine com uma massa de panqueca. Para enfeitar penere whey de baunilha por cima e um pouquinho da banana do recheio.

Ps.: após bater a panqueca tem que fazer imediatamente, porque o psyllium incha e se demorar a massa fica grossa demais.

IMPRIMIR


Receita: Vol au vent de Camarão
Quarta, 30 de Abril de 2014

Receita: Vol au vent de Camarão


Vol Au Vent… Essa entrada é mara!!! O nome é complicado, mas garanto que dá pra fazer numa boa!!! Podem mudar o recheio como quiserem.   VOL-AU-VENT DE CAMARÃO INGREDIENTES: 1 bandeja de camarão 1 colher de chá de manteiga de camarão 1 colher de chá de manteiga 1 colher de café de azeite de dendê 1 colher de sopa de cebola bem picadinha 150ml de creme de leite 50ml de leite de…
Leia mais


Dica de Viagem: Lacres de Bagagem SealBag
Terça, 29 de Abril de 2014

Dica de Viagem: Lacres de Bagagem SealBag


Recentemente postei no Facebook e no Instagram uma foto do meu lacre de segurança para bagagem, da SealBag. Se tem uma coisa que me tira o sossego ao viajar é o risco de perder minha bagagem ou algo que está nela. Os lacres são muito bons pois evitam aquele Golpe da Caneta Bic, conhecem? Se não conhecem, deem uma olhada nesse vídeo abaixo. Com esse golpe, também conhecido como golpe da cesárea,…
Leia mais


Queijos e Vinhos? Não, Queijos e Cervejas!
Segunda, 21 de Abril de 2014

Queijos e Vinhos? Não, Queijos e Cervejas!


Outro dia vendo umas guloseimas no caderno Comida, na Folha de São Paulo me deparo com uma matéria incrível… Harmonização de Cerveja com Queijo. Fui pesquisar mais afundo e curti a ideia. Bom, todo bebedor de cerveja que se preze sabe que cerveja sem beliscos para acompanhar não é a mesma coisa. Vamos aprender a dar uma modificada na dupla tradicional? A próxima vez que você for receber seus amigos…
Leia mais