Há tempos a TAM anunciava a sua migração da Star Alliance para a Oneworld. Bom, no dia 31.03.2014 isso finalmente aconteceu. Essa mudança foi embalada pela parceria da TAM com a LAN, esta já estava na Oneworld e puxou a parceira pro bando.

Para os novatos no assunto “milhas”, tenho preparado um post explicando como funciona esse mundo. E para os mais sabidinhos também será útil, porque muitas vezes quando pretendemos usá-las ficamos na do “só sei que nada sei”. O negócio é confuso mesmo.

Mas, por enquanto, basta saber que as companhias aéreas formam alianças umas com as outras, montando grupos… assim, por exemplo, se você acumula milhas com o seu cartão fidelidade da TAM significa que você poderá emitir passagem pela TAM ou pelas suas parceiras. O mesmo acontece para acúmulo de milhas em outra companhia que tem a TAM como parceira, você acumula pontos em outra companhia e pode emitir com a TAM. Por isso a mudança de grupo (da Star Alliance para a OneWorld) é algo que precisa ficar esclarecido, pois as parcerias mudaram. Afinal, quais são as novas parceiras da TAM? Como será a emissão? As regras mudaram?

Ainda não tenho uma opinião formada se a mudança foi positiva ou não, talvez ela só tenha simplesmente mudado. As novas parceiras continuam possibilitando a emissão de passagens pra tudo quanto é canto do planeta. Algumas das companhias da One World (nova aliança) são: American Airlines, British Airways, Ibéria, Qatar Airways, US Airways e LAN. No grupo existem também algumas companhias que não voam para o Brasil, que não nos são tão úteis, mas não deixam de ser possibilidades quando estivermos viajando de fora do país pra outro país que não o Brasil: Qantas, Cathay Pacific, Japan Airlines, Malaysia, Royal Jordanian, S7 Airlines, Airberlim e Finnair.  Para saber mais sobre as companhias parceiras acesse aqui.

A boa e inesperada notícia é que a TAM manteve a parceria com algumas companhias aéreas da Star Alliance: Air Canada, Air China, ANA, Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss e Turkish Airlines.

No site da TAM existe uma série de perguntas e respostas que nos ajudam a entender as mudanças. Vamos à elas:

1. O que acontecerá com meus pontos do TAM Fidelidade?

Os pontos acumulados nas companhias aéreas membros da Star Alliance e registrados no TAM Fidelidade foram conservados e o programa não sofrerá alterações após a saída da Star Alliance.

2. O que acontecerá com a minha categoria do TAM Fidelidade?

A categoria do TAM Fidelidade se manterá de acordo com as regras do programa e será válida para obter os benefícios das companhias membro da Oneworld em categoria semelhante alinhada à estrutura de categorias da nova aliança. A TAM deve anunciar hoje oficialmente os detalhes sobre todos os benefícios para os associados, .

3. Tenho um bilhete emitido pelo TAM Fidelidade em uma companhia aérea da Star Alliance, eu poderei voar?

Sim, todos os bilhetes emitidos até ontem serão honrados segundo a regulamentação aplicável a cada bilhete. No entanto, não será possível acumular pontos no TAM Fidelidade voando com estas companhias nem utilizar os benefícios da Star Alliance, como acessar as salas VIP da aliança.

4. Quando poderei começar a acumular pontos no TAM Fidelidade em voos das companhias aéreas da Oneworld?

A partir de hoje será possível acumular pontos em viagens em qualquer companhia aérea membro da Oneworld e utilizar os benefícios oferecidos por elas. Entretanto, nem todas as classes de passagens dão direito a pontos no Fidelidade. Consulte a lista completa no site da TAM.

5. Como será o acesso às Salas VIP da Oneworld?

Os passageiros frequentes de categorias superiores terão acesso a mais de 600 salas VIP de companhias Oneworld em aeroportos ao redor do mundo. As salas VIP de Classe Executiva estarão disponíveis para os clientes TAM Fidelidade Vermelho, Vermelho Plus e Black. As salas de Primeira Classe são restritas aos portadores dos cartões Vermelho Plus e Black. As salas VIP Concorde da British Airways não estão incluídas. Saiba mais sobre as salas VIP no site da Oneworld.

6. A Oneworld oferecerá os mesmos benefícios que os clientes TAM tinham na Star Alliance?

A TAM divulgou em seu site a correspondência entre as classes do Fidelidade e da Oneworld. Ficou sa seguinte forma:

  • TAM Fidelidade Vermelho Plus e Black é Emerald.
  • TAM Fidelidade Vermelho é Sapphire
  • TAM Fidelidade Azul é Ruby

tam oneworld

7. Por que a TAM decidiu se unir à Oneworld?

Porque é a companhia da LAN. Após a fusão entre as companhias, uma das exigências da justiça chilena era que o grupo Latam não permanecesse na mesma aliança que o grupo Avianca, a fim de estimular a concorrência. Com a LAN liderando o novo grupo, a aliança escolhida foi a da companhia chilena.

E já tem promoção à vista: Oneworld festeja filiação da TAM e US Airways com milhas em dobro para clientes (notícia de Melhores Destinos)

A TAM, a US Airways e a Oneworld selaram hoje sua união e para comemorar lançaram uma promoção mundial com milhas em dobro para clientes do TAM Fidelidade e demais companhias da Oneworld. Para participar é necessário se cadastrar no site do programa de milhagem escolhido e fazer algum voo com uma companhia da aliança no mês de maio.

A promoção funciona assim: os clientes TAM Fidelidade receberão pontos em dobro no programa se voarem com a maioria das companhias parceiras da oneworld entre os dias 1 e 31 de maio de 2014. Já os clientes que acumulam milhas nos programas de outras companhias da aliança terão o mesmo benefício da pontuação dobrada voando com a TAM no período.

Quem acumula milhas no AAdvantage da American Airlines, por exemplo, pode receber os pontos em dobro por todos os voos feitos com a TAM, sendo necessário somente se cadastrar no site da promoção com o código JJDBL.

Já a promoção para quem voar com a US Airways dará pontos em drobro para voos no período de 1º de abril a 30 de junho de 2014. Pelo que foi divulgado, as promoções são válidas para todas as companhias parceiras Oneworld, exceto a Finnair, mas é melhor confirmar com a companhia onde você acumula milhas antes.

(a dica da promoção é dos leitores Mauro Sérgio Guimarães e Marcus Cruz, do Melhores Destinos)

*** E ai gente? Vocês gostaram da mudança?