Localizado no coração da cidade arqueológica de Roma, o Anfiteatro Flaviano, ou mais conhecido como Coliseu, é a atração mais visitada de Roma e uma das mais visitadas no mundo!  Estivemos lá e viemos aqui contar um pouco deste símbolo pra você!

Roma Coliseu

A construção do Coliseu foi iniciada pelo imperador Vespasiano e foi concluído por seu filho, Tito, em 80 d.C. Originalmente chamado o anfiteatro de Flávio, que ficou conhecido como o Coliseu por causa de uma colossal estátua de bronze de Nero que foi colocada perto do monumento, que era conhecido como o Coliseu de Nero. Triste é saber que para a construção deste lugar foi necessário o trabalho de mais de 60.000 escravos judeus!

O Coliseu foi construído em um local que havia sido devastado por um grande incêndio durante o governo de Nero. As obras, então, serviram para reanimar a população. Apesar de todo mundo ter aproveitado bem o Coliseu, acho que ele serviu mais mesmo aos políticos para a famosa política do pão e circo (forma de governo dos líderes romanos, que divertiam e alimentavam a população para conquistar o seu apoio - era como mascarar a realidade com “pão e circo” entendeu!?).

Para celebrar o fim das obras, Tito ordenou o início de jogos, festas e comemorações, que duraram basicamente 100 dias, coisa bem humilde né.  Nos próximos 500 anos o Coliseu foi mega utilizado para tudo quanto é tipo de evento: lutas de gladiadores, execução de criminosos condenados à morte, caças envolvendo animais ferozes e exóticos, entretenimentos semelhantes, comemorações públicas e etc.

Claro, que a estrutura do Coliseu já foi reformada diversas vezes… mas sempre mantendo a sua ideia original e seu tamanho megalomaníaco. O Coliseu passou por terremoto e acompanhou a história de Roma e porque não dizer que, no final das contas, acompanhou a história da humanidade.

O tempo foi passando e o Coliseu continuou lá com seu lugarzinho de destaque. Na Idade Média, o Coliseu deixou de ser local de espetáculos e passou a ser utilizado para habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão. Ao longo dos séculos XV e XVI, foi saqueado muitas vezes. No século seguinte, o papa Bento XIV o declarou como lugar sagrado.

Roma Coliseu

Roma Coliseo

Não dá nem pra ter ideia da imensidão deste lugar!

Roma Coliseu

… definitivamente aprendi… Roma não foi construída em um dia!

O edifício foi construído com blocos de pedra e alvenaria. O exterior é composto de quatro níveis, os três primeiros constituídos por 80 arcos e o quarto nível dividido em seções intercaladas com janelas. A alvenaria do edifício interior foi finalizada com um verniz de mármore. A arena já foi um enorme piso de madeira coberto com areia, enquanto as passagens subterrâneas consistiam em uma série de túneis, por onde passavam as as feras e diversos equipamentos utilizados durante shows.

Roma Coliseu

O Coliseu é Patrimônio da Humanidade (título conferido pela UNESCO) e, em 2007, o foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Títulos mais do que merecidos.

Estima-se que mais de 500 mil pessoas e mais de um milhão de animais morreram nos combates entre homens e animais durante os festivais do Coliseu. É muito triste pensar no trabalho escravo exigido para a construção, nas pessoas e animais que já morreram ali, mas impossível negar que o Coliseu é sim uma maravilha. Gente, mesmo quem não curte programa turístico, não deixem de visitar o Coliseu. É de arrepiar. Tentem comprar o audio guide para fazer a visita… ele vai te guiando ponto a ponto por dentro do Coliseu e explicando curiosidades e dados históricos imprescindíveis para um passeio de qualidade.

Roma Coliseu

Parte Baixa do Coliseu

Dicas para o seu passeio no Coliseu

- Vá com sapato baixo e confortável, o piso é irregular.

- Se estiver muito quente leve uma garrafa d’água.

- Compre ingresso antecipado e evite uma enorme de uma fila! Caso não tenha comprado o ingresso antecipado, chegue bemmmm cedo.

- Reserve um bom tempo para fazer o o passeio, deve durar entre 2h ou 3h horas.

- Se tiver interesse e tempo, aconselho o passeio Coliseu + Foro Romano (uma grande praça onde estão concentradas muitas ruínas da Roma Antiga). O Foro Romano fica ao lado do Coliseu. Vale super a pena.

 

Onde Fica? Roma, Piazza del Colosseo 

Como Chegar? Metro: Linha B - “Colosseo” -  Ônibus: Linha 75 - 81-673 - 175-204

Horários:

8h30 - 16h30 a partir do último domingo de Outubro a 15 de Fevereiro: última admissão às 15h30, saída às 16h30


8h30 - 17h00 a partir do 16 de Fevereiro a 15 de Março: última admissão às 16h00, saída às 17h00


8h30 - 17h30- a partir do 16 de março, para no último sábado de março: última admissão às 16h30, saída às 17h30


8h30 - 19h15 - a partir do último domingo de Março e 31 de Agosto: última admissão às 18.150, saída às 19h15


8h30 - 19h00 - a partir de 1 de Setembro a 30 de Setembro: última entrada às 18h00, saída às 19h00


8h30 - 18h30 - a partir de 1 de Outubro a no último sábado de outubro: última entrada às 17h30, saída às 18h30

Fechado em 01 de janeiro, 01 de maio, 25 de dezembro

Preço:

Bilhete Inteiro: € 12.00
Bilhete Reduzido: € 7.50 para pessoas da União Europeia entre 18 e 25 anos de idade
Bilhete Gratuita para menores de 18 anos