Quando em Paris, não deixe de visitar a Conciergerie. Ela é um convite para mergulhar em séculos de história e entender como era exercido o poder oficial na França e de que forma ocorreram as mais importantes mudanças sociais.

Paris Concergerie Pátio

O Pátio

A Conciergerie foi residência real e sede do poder francês entre os séculos X e XIV, abrangia também o prédio onde hoje funciona o Palácio da Justiça em Paris. Deixou de ser a moradia da família real, quando Carlos V se muda para o Palácio do Louvre. Em 1392 o palácio se transformou em prisão do Estado, ocupando o térreo e as duas torres com celas e o andar superior reservado ao Parlamento. Durante a Revolução Francesa (1789-1899) a Conciergerie ficou conhecida como a “antessala da morte”. Trancafiados em suas celas, mais de 2500 prisioneiros aguardaram a execução. A Conciergerie funcionou como prisão até 1914, quando o local foi aberto ao público, tornando-se monumento nacional.

Conciergerie Paris

Algumas Celas

Confesso que lá dentro dá um friozinho na barriga só de pensar nas energias negativas do lugar, mas faz parte da história né…

Paris Concergerie

Chaves: Memórias de uma Prisão

Origem da denominação “Conciergerie”:

Para a maioria dos historiadores essa parte do palácio era ocupada pelo concierge real, um encarregado de tarefas como o suprimento das necessidades palacianas, daí o nome Conciergerie para designar essa edificação.

Em 1392 o palácio se transformou em prisão do Estado, ocupando o térreo e as duas torres com celas e o andar superior reservado ao Parlamento.

Prisioneiros célebres:

Uma dessas celas abrigou a Rainha Maria Antonieta, esposa de Luís XVI, antes da sua morte na guilhotina em outubro de 1793.

Concercerie Maria Antonieta

Representação da Cela da Maria Antonieta

Alguns destaques da Revolução Francesa, como Georges Jacques Danton e Maximillien de Robespierre também viveram seus últimos dias nessa prisão e saíram em 1794 para a execução na Place de La Concorde.

Conciergerie
Endereço: Boulevard du Palais, 2, Paris. No centro de Paris, esse passeio combina com visita ao Palácio da Justiça e Saint Chapelle
Metrô: Châtelet ou Cité
Horários: 9h30 às 18h (entrada fecha às 17h30)
Preço: Adulto: 8,50 euros. Há possibilidade de comprar ingresso para Conciergerie combinado com a Saint Chapelle. Adulto: 12,50 euros. Você também pode usar o Paris Museum Pass.