Impossível ir à Paris e não conhecer a Catedral de Notre Dame. Vamos falar um pouco dela hoje.

Notre Dame Paris

A primeira pedra da Notre Dame foi colocada em 1163, na presença do papa Alexandre III. Atualmente, ela recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano. A Notre Dame está localizada bem no centro de Paris, na Île de la Cité, é o marco zero da cidade. É a partir de uma pedra diante da Catedral que se contam as distâncias das principais estradas francesas.

Notre Dame Paris

Na sua fachada principal encontra-se uma coleção de vinte e oito esculturas representando os reis da Judéia. Cada estátua mede 3,50 metros de altura. Em 1793 , durante a Revolução Francesa, todas estas estátuas foram decapitadas . Os revolucionários confundiram os reis da Judéia com os reis da França (mas que beleza!). Depois, as cabeças foram redesenhadas e reconstruídas. Em 1977, as cabeças originais foram encontradas durante reformas e construção de um banco perto da Galeria Lafayette. É possível vê-las no Musée National du Moyen Âge de Cluny.

Notre Dame Paris

Essas são as esculturas que foram decapitadas!

Notre Dame Paris

Detalhes da Fachada

 No interior, você encontrará mobiliário de época, esculturas, vitrais maravilhosos, o tesouro (coleção de peças sagradas) e muito mais. As torres da Notre Dame chegam a 69 metros de altura e as suas gárgulas e sinos serviram de inspiração uma das histórias mais famosas de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame, com seu famoso sineiro Quasímodo.

maior vitral da Catedral, a grande Rosácea é dedicado ao Novo Testamento. Ele possui oitenta e quatro painéis divididos em quatro círculos.

Notre Dame Paris

Lindos Vitrais

Notre Dame Paris

O Altar da Notre Dame!

Notre Dame Paris

Na Notre Dame existem quase duzentos vitrais, alguns entre os maiores construídos na História!

A subida às torres é uma atração à parte. Preparem-se psicológica e fisicamente para subir os mais de 380 degraus apertados. A fila para subir também tem um tamanho considerável já que o número de pessoas que pode subir é limitado. Tipo, um grupo precisar descer antes do outro subir. A vista lá de cima compensa os esforços. É uma das vistas mais bonitas de Paris, de lá de cima, pode-se avistar a Torre Eiffel, inclusive.

História da Notre Dame

Em meados do século 12, havia uma outra igreja ali no lugar da Notre Dame e ela estava muito pequena para a população de Paris. Surgiu então o projeto de construir uma imensa catedral, comandada pelo então bispo de Paris, que pretendia consolidar a imagem da cidade como pólo religioso, cultural e intelectual do período. E, até a Revolução, sete séculos depois do início da obra, esse objetivo foi alcançado. Com a Revolução Francesa, a Notre Dame foi fechada e nacionalizada. Seus tesouros foram roubados e o local virou um depósito de alimentos.

Notre Dame Paris

A vista da Notre Dame na pequena ilha Île de la Cité, rodeada pelas águas do Rio Sena.

Notre Dame Paris

Fachada Sul da Catedral! Linda também!

 A construção foi se aperfeiçoando pouco a pouco e demorou quase dois séculos para ser concluída. Também, pudera… a Igreja possui 130 metros de profundidade, 48 de largura e 35 de altura. É capaz de acomodar seis mil pessoas.

Em 1801, a catedral foi restaurada para celebrar um acordo entre a França e a Santa Sé. Mas em 1831 voltou a ser saqueada e seus vitrais foram quebrados. E, após, foi novamente restaurada.

A Notre Dame testemunhou alguns grandes eventos da históricos, como por exemplo, a (auto) coroação de Napoleão como imperador em 1804 e,  a beatificação de Joana D’Arc em 1909. Também abriga em seus tesouros nada menos que a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo.

Victor Hugo, com O Corcunda de Notre-Dame, lançou o grito de alarme para o estado lamentável em que se encontrava a Catedral. Após a fama da obra, a Notre Dame passou por um período de ressurreição, guiada pelo arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc. A restauração respeitou materiais, estilos e épocas e se estendeu durante 23 anos. Em 1991, a catedral foi restaurada novamente.

Notre Dame Paris

Acenda sua vela!

Notre Dame Paris

Mais velinhas pras orações!

Agradeça!

Agradeça!

Catedral de Notre Dame - Paris

Onde Fica? 6 Parvis Notre-Dame - Place Jean-Paul II
Metrô: Estações Cité, Châtelet, Saint-Michel ou Hôtel de Ville
Preço: Entrada Gratuita na Catedral8,50 euros para subir nas Torres.
Horários - Catedral: Aberta todos os dias das 8h às 18h45, sábado e domingo aberta até às 19h15.
Horários - Torres: Aberto todos os dias (menos em 1/jan, 1/mai, 25/dez). Última visita 45 min antes do encerramento. 
  • de 1/abril de Abril até 30/setembro: 10h - 18h30 (em julho e agosto: sexta-feira e sábado: 10h - 23h) .
  • A partir de 1/out a 31/mar, das 10h às 17h30.
audio guide disponível em português disponível de segunda à sábado das 9h30 às 18h e aos domingos das 10h às 18h.