Aqui no Blog teremos muitas dicas BBBs: lugares bons, bonitos e baratos. A dobradinha Panzerotto di Luini + Gelateria Cioccolat Italiani é uma dica imperdível pra quando estiver no centro de Milão (próximo ao Duomo e Galeria Vittorio Emanuelle) e tiver afim de uma comidinha rápida, de qualidade, que não pese no bolso.

O Luini:

O Luini existe desde 1888, em Milão desde 1949. No início era uma simples padaria que vendia pães, até que a antiga proprietária, senhora Luini, que veio da região de Puglia para Milão, resolveu inovar e criou o Panzerotto em homenagem à sua terra. Trata-se de um salgado frito e recheado, para nós, brasileiros, uma espécie de Risoles.

Luini

Na sua receita clássica, o panzerotto é recheado de queijo mussarela e tomate (2,50 euros). Tudo com muita qualidade. Hoje existem vários sabores de panzerotto, inclusive doces, mas fiquei com o clássico mesmo! A receita é um segredo de família que passa de geração em geração. A massa é simplesmente incomparável.

Aqui, algumas opções de Panzerotto frito:

  • Mussarela e Tomate (o clássico, das fotos abaixo);
  • Presunto e Mussarela;
  • Espinafre e Ricota;
  • Peperoni e Mussarela;
  • Cebola, Azeitona e Tomate;
  • Abobrinha e Mussarela.

Panzerotto

Panzerotto

O local está sempre cheio e muitas vezes, dependendo do horário, as filas se formam pela rua (fuja do horário básico de almoço), mas o atendimento é rápido. Não há lugar para comer no Luini, a não ser que queira comer de pé em algum mini balcão com a fila passando por você. As pessoas sentam na calçada da tranquila rua para comer. Mas você também pode levar pro hotel ou ir à praça do Duomo e apreciar as 2 maravilhas…

luini

Além do salgado frito eles também vendem pizza, focaccia, pães, bolos (doces em geral) e a versão assada do panzerotto.

Luini
Onde Fica? Atrás do Duomo, pegue a rua que passa pela Loja Rinascente. Via S. Redegonda, 16
Horários: Segundas: 10h-15h; Terças á Sábado: 10h-20h; Domingos e todo o mês de agosto: fechado

A Gelateria - Cioccolat Italiani:

Cioccolati Italiani

Na frente do Luini, enquanto “mangia”, você verá uma gelateria… Cioccolat Italiani (falarei mais dela, em breve, em outro post) uma das melhores de Milão, pra mim a melhor. Se estiver lotada, pegue a sua senha, não demora. A combinação Panzerotto + Gelato é sensacional.

Cioccolat Italiani

Endereço: Via San Raffaele, 6, Milão - a Cioccolat fica em uma esquina, por isso o nome da rua é diferente da rua do Luini, a entrada é por outra rua, mas de frente pro Luini você verá a gelateria e será intuitivo e irresistível.
 

Dois lugares ótimos de comidinhas rápidas bem no centro de Milão. Espero que tenham gostado.

***Você tem algum BBB para nos indicar em Milão? Aguardo suas dicas.