Bom, segundo post da #mendozaweek e hoje vamos falar da melhor experiência gastronômica da Vivi em Mendoza. Ela aconteceu no 1884 Restaurante Francis Mallmann. Ela me contou da noite dela por lá e eu trouxe os detalhes aqui pra vocês. Pessoal que viu a foto no Instagram e conhece Mendoza concorda que este restaurante é um arraso.

Antes, deixe-me contar um pouco sobre o chef proprietário do restaurante, o próprio Francis Mallmann.

Ele é craque em comida rústica argentina, feita na lenha. E é atualmente um dos cozinheiros mais importantes da América Latina. O reconhecimento na Argentina já se espalhou faz tempo. Aqui no Brasil, por exemplo, ele foi responsável pelo primeiro cardápio do Figueira Rubaiyat, em São Paulo, em 2001. No Uruguai, Mallmann mantém o minúsculo Garzón, um hotel-butique e restaurante muito fofo (Clique no nome do hotel para saber mais sobre o local)

O Garzón é um cantinho paradisíaco no meio do nada (nada mesmo), com comida das melhores, um luxo aconchegante e vinho da casa que merecem aplausos de qualquer especialista. O local só tem 5 quartos. Minha vontade é fechar o hotel e levar os amigos… Que delícia. Você paga a diária e o café, almoço, lanche da tarde e jantar estão inclusos com open bar. Ou seja, só ir e relaxar. Com direito à refeições ao ar livre, caminhadas à cavalo. Como se fosse uma vila na Itália, mas aqui do lado do Brasil. Aiai… alguém me convida. Babem nas fotos.

Garzón

(foto de Garzón)

Garzón

(foto de Garzón)

Garzón

(foto de Garzón)

Voltando ao 1884, em Mendoza, saibam que ele já foi premiado várias vezes, inclusive com premio de sétimo melhor restaurante lista mais top dos 50 melhores restaurantes da América Latina. Ta… até aí ok… 50 restaurantes receberam esse prêmio (tipo, Dom, no Brasil). O fato curioso é que Francis Mallmann era jurado do evento e simplesmente desistiu dessa honra… vejam a carta que ele enviou aos organizadores do evento (a carta foi traduzida do inglês, por isso está esquisita):

“Muito obrigada por me escolherem como um de seus jurados mas decidi não votar mais em seus prêmios. Sentia (que queria isso) nos últimos dois anos, e agora não posso mais continuar.

Vejam: eu cozinho há 40 anos. Como sabem, cozinha é um romance com ingredientes, espaço, serviço, timing e silêncio. Observo sentimentos contrários em tantos de meus colegas que estão tão preocupados com os prêmios que passam o ano fazendo lobby perante o eleitorado, pulando de conferência em conferência e, na minha opinião, desperdiçando tempo valioso e distanciando-se dos reais valores que fazem um restaurante.

Prêmios criaram um ambiente fictício e ultra competitivo para nossa cultura gastronômica. Inovação parece ser o principal valor. Embora não haja nada de errado com (a inovação), afastou-nos da valorização de um ofício em favor do que chamam de arte. Jovens chefs tentam atravessar pontes muito antes do que deveriam só para serem diferentes, famosos ou novos. Arte é um pensamento intelectual, e comida e vinho têm mais a ver com os sentidos e a partilha. Comida e vinho fazem-nos mais aguçados, espirituosos. Só aí podem estimular nossos pensamentos e melhorar nossa comunhão com colegas, amigos, amantes. Certamente a cozinha pode ser intelectual, mas deveria sê-lo de modo mais silencioso e –atrevo-me a dizer – humilde.

Certamente me senti muito honrado quando (meu restaurante 1884) foi o sétimo colocado na sua lista (The World’s 50 Best Restaurants), em seu primeiro ano de existência.  Mas é que minha vida na cozinha não tem mais elos com esse ranking.

Então desejo-lhes tudo de bom e agradeço-lhes por haverem me deixado servir nesses últimos anos em seu júri.

Partilhemos pão juntos.

Francis Mallmann”

Bom… se você, como eu, está apaixonado pelo Francis (já estou íntima) não deixe de ir ao 1884 quando estiver em Mendoza. Vejam as fotos da noite da Vivi por lá. Segundo a própria Vivi o restaurante cumpre com louvor a fama de melhor restaurante da cidade.

Francis Mallmann

Sejam bem-vindos!

Francis Mallmann

O Bar - quando você entra passa por ele! Lindo! Lindo!

Francis Mallmann

O Jardim - Adoro as refeições ao ar livre!

Francis Mallmann

O Salão

Os pratos provados por ela e maridão foram: Carpaccio, Salmão, Risoto de Champignon, Linguado, Ojo de Bife, Costela de Cerdo e Nhoque de Sêmola, finalizando com Napoleon de dulce de leche, pastelera y ganache.

Ufa! hehehe

O único que não levou a classificação 5 estrelas foi o nhoque. O resto… um melhor do que o outro!

francis mallmann

Carpaccio

Francis Mallmann

Salmão

Francis Mallmann

Risoto de Champignon

Francis Mallmann

Linguado

Francis Mallmann

Costela de Cerdo

Francis Mallmann

Ojo de Bife

Valeu a visita! Ótimo serviço, ambiente impecável e pratos caprichados!

Uma noite para ficar na história.

Francis Mallmann sou sua fã, estou completamente apaixonada pelo seu conceito de trabalho! Frase do site do restaurante: “El amor es como la comida. Pero no alimenta”. Ta bom ou quer mais?

————————-

Mendoza - 1884 Restaurante Francis Mallmann

Onde Fica? Belgrano 1188 Godoy Cruz Mendoza

Imprescindível fazer reserva, ok?

Tel.: 261 424-3336