Estou muito feliz em poder contar do meu Ano Novo em Amsterdam!! Viva!!!!!

Ano Novo em Amsterdam

Bom, quando comecei a planejar minha viagem sabia que queria passar meu Ano Novo fora. Então, posso dizer que a primeira coisa que decidi foi a época da viagem.

Segundo, queria ir pra Europa… Precisava dar um jeito de encontrar uma amiga minha que é de Istambul e normalmente pra chegar lá ou é voo direto ou pela Europa.

O terceiro passo foi pesquisar que cidade da Europa teria um ano novo animado! A gente sempre imagina algo especial pra virada do ano, mas a verdade é que passar o Ano Novo fora com expectativa de ver os fogos de Copacabana é roubada total.

Como todos já sabem, no hemisfério norte é inverno e o inverno deles é bem real, muitas vezes com neve e coisa e tal.

Pesquisa vai e pesquisa vem, descobri que Amsterdam mantinha uma certa “vida” mesmo no inverno e que, junto com Berlim, a cidade tinha uma boa fama de animação na virada do ano.

Como planejo demais as minhas viagens pelo Blog e tal acabo sofrendo da decepção do overplainningO excesso de planejamento pode frustrar um pouco sua viagem porque as vezes você não dá conta de fazer tudo que deseja e tal. Ou sei lá, choveu o tempo inteiro e você acabou não curtindo tanto a viagem. A surpresa se quebra um pouco quando você já sabe milimetricamente o que você vai encontrar.

Bem… todo esse discurso não vale para o Ano Novo. Digo pelo menos sobre o Ano Novo em Amsterdam. Planejem-se e com antecedência e não tenha medo… Todas as minhas expectativas foram positivamente superadas.

Seja onde você planeja virar o próximo ano… saiba que precisará de planejamento. E, se desejar conforto, deverá fazer com antecedência uma reserva em algum lugar fechado, nem que seja pós meia noite.

Ps.: Se vocês quiserem ajuda para planejar a viagem cliquem aqui ou aqui ou aqui ou aqui ou aqui…. Esse Blog é bom! Vai por mim! Tem mais por aqui, roda pelo Blog em Dicas de viagem que vocês acham!

O Ano Novo em Amsterdam funciona assim:

Na Praça dos Museus (Museum Quarter - clique no nome para abrir o mapa) normalmente rola um som, que não ouvi porque cheguei tarde. Esse som acaba meia noite. Cheguei exatamente meia noite - tipo louca descendo logo do táxi pra abraçar e beijar as pessoas. Tem bastante gente, mas nada de gente se apertando, só gente fina, elegante e sincera.

Ano Novo em Amsterdam

Multidão organizada vendo os Fogos! Feliz Ano Novo!!!!

Ano Novo em Amsterdam

Pista de Patinação no Gelo na Praça dos Museus

Mas não é só lá que as pessoas ficam não. Achei que fosse uma coisa bem concentrada da multidão. Mas acho que vale a pena sair cedo do hotel… tipo 22h e circular pela cidade à pé e sentir o clima, passar pela Praça Dam também. Todo mundo animado, na rua caminhando. Lindo de ver!

Meia noite começam os fogos (ahh vá!)… Nada muito suntuoso, mas eles pipocam freneticamente sobre todo o céu… onde você estiver andando terá alguém soltando fogos. Quando eu digo “onde você estiver” entenda TODO o centro histórico… E-VERY-WHERE MY FRIEND!

Tipo… um maluco no meio da ponte em um dos canais? Sim!

Tipo, alguém na frente de um barzinho enquanto fuma um cigarro ou outra coisa? Sim!

Ao seu lado, jogando no seu pé aquelas bombinhas mané que chamo de traquinas? Sim senhor!

Alguém do lado do Corpo de Bombeiros? Sim!

Amstedam Ano Novo

#PartiuApagarFogo

É realmente um pouco perigoso isso, mas é só estar alerta e tudo dará certo. É engraçado e bonito, juro!

Explico a obsessão: durante o ano eles (holandeses) são proibidos de soltar fogos. Só há permissão para fogos uma vez por ano! Adivinha quando? Exatamente… acertou… Ano Novo!

Aí já viu né… o povo enlouquece, solta bombinha da festa junina que tava presa, solta o fogo do time que foi campeão, solta fogos do casamento que comemorou em maio do ano que virava… Enfim, a cidade vira festa! Não existe um só ser infeliz na rua. E aquilo te contagia.

Ano Novo em Amsterdam

Bora pro The Butcher? (na foto eu, meu boymagia, cunha e brother)

Bom, ainda bem que havíamos reservado nosso cantinho pós meia noite. Fomos andando da praça dos Museus até o The Butcher, onde havíamos reservado entrada pra meia noite e meia. Já falei do The Butcher aqui, a ideia era curtir um som bom com animação num bar speaky easy, desses que você não ficaria amassado por ser ano novo e nem passaria a noite toda de pé.

Ano Novo em Amsterdam

Uma baladinha mais intimista, de boa, mas animada, pegada charme animação me entende? A Secret Kitchen do The Butcher (é assim que eles chamam o bar/balada secreta) é bem legal e atendeu exatamente o que a gente queria! Todo mundo ficou feliz com a escolha.

Não, a balada não rola nesse cantinho da foto… Aí os desavisados comem hambúrguer gourmet dos melhores da cidade. Mas vocês são leitores do Destinos e Receitas e podem mais do que isso. Leiam o post sobre o The Butcher (já avisei né, mas não custa reforçar).

Bom, você chega ali, fala sua senha que eles te confirmam na reserva… uma hotstess toda linda, loira, desenhada na mini saia, babyliss e mini blusa aparece na porta secreta, confirma nossas semi secretas reservas, guarda nossos casacos num compartimento secreto e pimba! estamos dentro!

Ano Novo em Amsterdam

Sonzera rolando, ela me apresentou pro garçom e tal… Pelo que entendi, todo mundo que estava ali estava no mesmo esquema que nós. Pagamos um preço fixo (60 euros) pela entrada e open bar. Achei bemmm justo, principalmente a se considerar que era ano novo e o preço das bebidas.

Quando falamos em Open Bar pensamos em multidão se espremendo no bar e atendimento ruim né? Não foi assim. Fomos muito bem atendidos! O lugar é pequeno, com um bar enorme, então todo mundo consegue acesso ao bar facilmente. Os copos estiveram sempre metade cheios (porque a outra metade a gente tratava de beber).

Acho que chamaria o lugar de lounge e não exatamente um bar ou uma BA-LA-DA! Algumas mesinhas no fundo do bar para quem fizer questão de uma mesa. Não foi necessário pra nós. Só poderia ficar na mesa quem fosse jantar e chegasse bem antes da meia noite. No começo ficamos preocupados de não ter uma mesa. Mas conseguimos algumas banquetas no balcão e deu tudo certo.

Vimos o lugar lotar e esvaziar. Em nenhum momento o lugar esteve irritantemente cheio. Juro, foi tudo ótimo!

Ano Novo em Amsterdam

É nóiiiisssss!

Se quiser uma bebida premium e tal você paga à parte. Mas fomos muito felizes com todos os drinques, vinhos (inclusive frisantes), whisky, cerveja, vodka… - etc etc etc - que nos foram servidos.

No meio pro final da madruga passaram uns mini hamburguinhos para os sobreviventes. Claro que estávamos lá. Uma delícia, até porque o The Butcher é comumente conhecido pelos seus hambúrgueres mesmo.

DJ tocou um house animado a noite toda e inclusive atendeu aos nossos pedidos de música (vergonha não mata).

Enfim, eu gostei do clima do lugar. Acho que a noite acabou lá pelas 4h00 por ali. Tava de bom tamanho para a última noitada de 2014. Claro que demos uma estendida pra passear pelas ruas e matar a fome que tinha surgido. Foi uma noite inesquecível e já penso em repetir a dose em outro canto gelado do mundo!

Ano Novo em Amsterdam

Fim de Ano Novo Feliz = selfie no elevador, com direito à Mc Donalds, bexiga dourada e chapéu de Happy New Year!

Ano Novo no inverno é RUIM? NÃOOOOOOOOOO… É só pesquisar e se programar minha gente!

Quero saber da virada de vocês! Quem viajou? Quem enfrentou inverno? Foi legal?

… E a manhã seguinte começou assim:

Ano Novo em Amsterdam

Ano Novo em Amsterdam - RECOMENDO COM FORÇA!