all'antico vinaio

Descobri o All’Antico Vinaio por acaso e me impressionei. Cheguei em Florença num domingo. O dia seguinte era o dia da minha primeira aula e eu precisava descobrir sozinha como chegar à minha escola. Depois de ficar desesperada, rodar em círculos, de não fazer a menor ideia de como voltar pra casa e sem achar a escola, eu caí - sem querer - numa portinha lotada de gente. Foi ali que descobri que não importava pra onde eu iria depois, eu estava no lugar certo.

Só depois de sair do Antico Vinaio fui saber da sua boa fama. Não é a toa que ele está - atualmente - em primeiro lugar de todos os restaurantes de Florença no Trip Advisor. Tudo bem que não estamos falando propriamente de um restaurante, mas, na minha humilde opinião, o Antico Vinaio tem o melhor panino de Florença.

antico vinaio firenze

Burburinho na frente do Antico Vinaio

O local é minúsculo e super descontraído. Não possui local para sentar, a não ser alguns banquinhos na rua, mas todos sentam felizes na calçada para comer.  Se essa não for a sua praia, leve para comer no hotel, praça… enfim, mas coma! Nos horários de almoço e jantar você encontrará fila, mas o atendimento é top. Você se lembrará com prazer deste lugar.

Tudo funciona num esquema meio “Subway”  de preparar o seu sanduíche… escolha o que quiser no seu, tem de tudo: berinjela, rúcula, tomate seco, presunto de parma, manjericão, mussarela de búfala, alcachofra, copa, mortadela, salame toscano, gorgonzola e mais mil coisas. Todas as vezes que fui ao Antico Vinaio (fui muitas vezes, é impossível resistir), falei mais ou menos do que gostava e pedia para os meninos prepararem o que achassem melhor. Nunca me decepcionei. Dizem que o panino de trufa é maravilhoso, não sou muito chegada então não provei e não posso opinar.

Os rapazes que atendem são super alto astral e trabalham muito ali, com uma paciência de dar orgulho de ver. Mas, se não quiser irritá-los NÃO peça Pesto Genovês, como eles mesmo ressaltam nas plaquinhas, você não está em Gênova! hahaha

antico vinaio firenze

Dentro da portinha mágica de Firenze

O Antico Vinaio é frequentado por turistas sim, mas também por muitos locais engravatados que saem do trabalho e passam por ali para pegar um rango dos bons. Fica aberto até tarde da noite caso você queira bater um sandubão antes de dormir.

Tudo ali tem ótima qualidade, o pão é “feito em casa” e reposto quentinho o tempo todo. Prepare-se pra comer muito, porque o sanduíche é grande! As vezes pedia pra dividir em dois e compartilhava com os amigos. Peça um vinho de Chianti de preferência. Se tiver calor, peça vinho branco! Acredite, por 10 euros você bebe e come muitíssimo bem!

vinho pão antico vinaio firenze

Não tomei esses vinhos, sempre pedi no balcão, mas os vinhos ao lado do fora permitem um self-service (bom senso no repeteco, por favor)!

antico vinaio

A Via dei Neri - rua do Antico Vinaio, com Palazzo Vecchio ao fundo!

Durante o tempo que fiquei em Florença estudando adorava sentar, ver o movimento, conversar com uma senhora italiana, pedir pra alguém guardar minha banqueta enquanto me servia de mais uma taça de vinho e ser atendida com bom humor…  Enfim, é um lugar realmente imperdível.

panino vinho antico vinaio firenze

Il mio panino e il mio vino… Comendo feliz na sarjeta

Se eu tivesse que escolher apenas uma dica sobre onde comer em Florença seria esta. E digo isto independentemente do seu orçamento, portanto, mesmo que você curta os lugares pomposos, vá comer no Antico Vinaio, por favor!

Onde fica? Via de’ Neri 65, Santa Croce, Florença.
 
É bem no centrão da cidade, próximo à Piazza Santa Croce. Super fácil de encaixar com passeio pelo Ufizzi ou Palazzo Vecchio, por exemplo. A rua ali é sempre movimentada (mesmo à noite) e cheia de comidinhas BBB.