Meta

Comentários

Páginas

Florença
Florença: Gucci Museu - Luxo é um Santo Remédio
Quarta, 02 de Abril de 2014

Florença: Gucci Museu - Luxo é um Santo Remédio


O Gucci Museu fica no coração histórico da cidade, na Piazza Signoria. E, assim como muitas obras primas, a história da Gucci nasceu em Florença.

Apesar de adorar museus, aliás, talvez até por isso, não esperasse muito do Gucci Museu. Cheguei lá em uma tarde quente… estava morrendo de dor de cabeça e pensava num passeio rápido e despretensioso. Ganhei um presente. O local possui - além do seu acervo - um restaurante/bar delicioso com vista para a Piazza Signoria, uma livraria bacana com souvenirs, livros (óbvio), revistas de Design, Moda e Cultura. Tudo ali é literalmente um luxo… desde os funcionários e suas roupitchas elegantérrimas, até o atendimento que ultrapassa o conceito de “ótimo”.

Gucci Museu

Gucci Museu e seu bar, bem no centro de Florença

Comentei com as recepcionistas que estava meio down por estar com dor de cabeça, na mesma hora me trouxeram do Bar da Gucci um lindo copo de água mineral bem gelada para tomar o remédio que eu tinha. Reparei na garrafinha e pensei: lá se vão mais alguns euros (vida de estudante não é fácil, economia máxima)!

Perguntei quanto custava e tal… A resposta:

- “Nada… imagina, espero que se sinta melhor e consiga aproveitar o passeio. A Gucci gostaria de saber de onde você veio para conhecer melhor a nossa história”.

Pronto! Como um clique aquela atenção toda funcionou melhor que o remédio e lá estava eu eu, mais uma vez, apaixonada por Florença.

Para iniciar o passeio eles me entregaram um explicativo super fofo do museu e me levaram a um guia que me apresentaria o museu… Sim, de graça, um guia individual apresenta os setores do Gucci Museu (que não são muitos, é um passeio bem light).

gucci picinic

Vai um Picnic? ;)

Gucci Bici

Imagina uma Bici dessas… Morri!

O museu estava praticamente vazio, então meu ultra chic gucci man me acompanhava durante a visita explicando cada detalhe que me interessava (sem ser invasivo), inclusive da louca e linda exposição temporária da artista contemporânea Joana Vasconcelos - que encerrou em fevereiro de 2014.

Coração Vermelho Gucci Museum

Coração Vermelho Independente (2010) - Joana Vasconcelos

Eu estava ali sozinha na sala vendo este coração feito inteirinho de talheres de plástico rodar e rodar lentamente por vontade do vento.. Que delícia! É impressionante… Aquilo tudo, por um tempinho, só pra mim!

Os funcionários falam com muito orgulho da história que o Museu Gucci carrega. É de encher os olhos e ter vontade de esvaziar os bolsos, garanto.

Não sou a melhor entendedora da história da moda e senti muito por isso ali. Mas a coleção permanente tem vídeos muito bem elaborados que demonstram a execução de bolsas, malas, roupas e outros itens da marca.

Gucci Vestidos

Vestidos literalmente dignos de tapete vermelho: O do meio foi usado por Cameron Diaz, no Oscar de 2012.

Tudo perfeito, atendimento, climatização, iluminação do local.  Um passeio diferente para se fazer nessa cidade infinita.

Gucci Museo Interior

Interior do Gucci Museu

Obs.: Não é permitido tirar foto dentro do museu, por isso  todas as fotos do post foram retiradas do site do museu Gucci

Onde Fica? Piazza della Signoria, 10, 50122 Firenze, Itália
Quanto Custa? 6 euros (metade do valor pago é destinado à Cidade de Florença para ajudar na preservação e restauração de seus tesouros artísticos).
Horários:
Museu: 10h às 20h todos os dias; 
Loja, Bar/Restaurante (abertos a todos): 10h às 23h todos os dias;
 
 *** Mais uma vez curada e bem cuidada por Florença. E você, já experimentou em alguma viagem um “santo remëdio”? Conte pra nós.
 

Florença - Onde Comer BBB: All' Antico Vinaio
Quinta, 27 de Março de 2014

Florença - Onde Comer BBB: All’ Antico Vinaio


all'antico vinaio

Descobri o All’Antico Vinaio por acaso e me impressionei. Cheguei em Florença num domingo. O dia seguinte era o dia da minha primeira aula e eu precisava descobrir sozinha como chegar à minha escola. Depois de ficar desesperada, rodar em círculos, de não fazer a menor ideia de como voltar pra casa e sem achar a escola, eu caí - sem querer - numa portinha lotada de gente. Foi ali que descobri que não importava pra onde eu iria depois, eu estava no lugar certo.

Só depois de sair do Antico Vinaio fui saber da sua boa fama. Não é a toa que ele está - atualmente - em primeiro lugar de todos os restaurantes de Florença no Trip Advisor. Tudo bem que não estamos falando propriamente de um restaurante, mas, na minha humilde opinião, o Antico Vinaio tem o melhor panino de Florença.

antico vinaio firenze

Burburinho na frente do Antico Vinaio

O local é minúsculo e super descontraído. Não possui local para sentar, a não ser alguns banquinhos na rua, mas todos sentam felizes na calçada para comer.  Se essa não for a sua praia, leve para comer no hotel, praça… enfim, mas coma! Nos horários de almoço e jantar você encontrará fila, mas o atendimento é top. Você se lembrará com prazer deste lugar.

Tudo funciona num esquema meio “Subway”  de preparar o seu sanduíche… escolha o que quiser no seu, tem de tudo: berinjela, rúcula, tomate seco, presunto de parma, manjericão, mussarela de búfala, alcachofra, copa, mortadela, salame toscano, gorgonzola e mais mil coisas. Todas as vezes que fui ao Antico Vinaio (fui muitas vezes, é impossível resistir), falei mais ou menos do que gostava e pedia para os meninos prepararem o que achassem melhor. Nunca me decepcionei. Dizem que o panino de trufa é maravilhoso, não sou muito chegada então não provei e não posso opinar.

Os rapazes que atendem são super alto astral e trabalham muito ali, com uma paciência de dar orgulho de ver. Mas, se não quiser irritá-los NÃO peça Pesto Genovês, como eles mesmo ressaltam nas plaquinhas, você não está em Gênova! hahaha

antico vinaio firenze

Dentro da portinha mágica de Firenze

O Antico Vinaio é frequentado por turistas sim, mas também por muitos locais engravatados que saem do trabalho e passam por ali para pegar um rango dos bons. Fica aberto até tarde da noite caso você queira bater um sandubão antes de dormir.

Tudo ali tem ótima qualidade, o pão é “feito em casa” e reposto quentinho o tempo todo. Prepare-se pra comer muito, porque o sanduíche é grande! As vezes pedia pra dividir em dois e compartilhava com os amigos. Peça um vinho de Chianti de preferência. Se tiver calor, peça vinho branco! Acredite, por 10 euros você bebe e come muitíssimo bem!

vinho pão antico vinaio firenze

Não tomei esses vinhos, sempre pedi no balcão, mas os vinhos ao lado do fora permitem um self-service (bom senso no repeteco, por favor)!

antico vinaio

A Via dei Neri - rua do Antico Vinaio, com Palazzo Vecchio ao fundo!

Durante o tempo que fiquei em Florença estudando adorava sentar, ver o movimento, conversar com uma senhora italiana, pedir pra alguém guardar minha banqueta enquanto me servia de mais uma taça de vinho e ser atendida com bom humor…  Enfim, é um lugar realmente imperdível.

panino vinho antico vinaio firenze

Il mio panino e il mio vino… Comendo feliz na sarjeta

Se eu tivesse que escolher apenas uma dica sobre onde comer em Florença seria esta. E digo isto independentemente do seu orçamento, portanto, mesmo que você curta os lugares pomposos, vá comer no Antico Vinaio, por favor!

Onde fica? Via de’ Neri 65, Santa Croce, Florença.
 
É bem no centrão da cidade, próximo à Piazza Santa Croce. Super fácil de encaixar com passeio pelo Ufizzi ou Palazzo Vecchio, por exemplo. A rua ali é sempre movimentada (mesmo à noite) e cheia de comidinhas BBB.