Se pra você ir à Roma é sinônimo de ver o Papa saiba desde já que você precisa se programar! Eu ainda não tive a sorte de ver Sua Santidade, mas agora que sei como fazer, está na minha lista de “must do” da vida! Ainda mais com esse Papa Pop! :)

Bom, vamos lá, sem lenga lenga, você quer ver o Papa não quer? Duas notícias, uma boa e uma ruim… A boa é que não custa absolutamente nada. A ruim é que dá um certo trabalho e você precisará se programar com antecedência.

vaticano

(foto de vatican.va)

Resumindo bem a conversa, você deve preencher um formulário com tipo uns 3 meses de antecedência e enviar pro Vaticano. Aqui vamos te contar como fazer isso.

As audiências, que não são missa, mas uma benção, acontecem às quartas feiras, com exceção das quartas que caem em feriados e datas comemorativas. Neste link está o calendário com Agenda de Audiências - aqui.  Escolha a sua data.

Você deve fazer uma solicitação com  muita antecedência no site do Vaticano aqui. Baixe o formulário de solicitação deste link, imprima-o e preencha. Envie o formulário por fax para o número que consta no site que indiquei acima.

Você receberá uma resposta do Vaticano, pode ser que venha por fax mesmo, confirmando os seus convites e dando algumas instruções. O seu convite deverá ser retirado no Vaticano, mais precisamente dentro do Portão de Bronze (colunata da direita, na Praça de S. Pedro) entre 15h e 19h do dia anterior ou no mesmo dia da audiência entre 7h e 10h. Leve um documento de identificação para eles conferirem a sua reserva ok?

Se você puder, vá no dia anterior buscar o convite, terá menos movimento e você poderá conhecer o Museu do Vaticano e a Basílica de S. Pedro.

Em algumas datas, o Vaticano dispensa a necessidade de convite. Ou seja, o processo acima é dispensado, mas saiba que deverá chegar super super cedo para se acomodar. Em agosto de 2014, por exemplo, não serão necessários bilhetes.

Leve uma garrafinha d’água com você, principalmente se estiver muito quente. A audiência começa 10h30, aliás… está marcada para começar 10h30, mas pode começar antes. Aconselharia chegar antes das 9h para conseguir um bom lugar para ver o Papa.

A cerimônia toda dura umas duas horas. Primeiro o “passeio” do Papa pelo povo, depois o Papa vai ao palco, lê uma mensagem em italiano e o texto é traduzido em diversas línguas.

No final, rola  um Pai Nosso em latim, a benção do Papa e é isso!

Aqui um vídeo:

 

Caso você não consiga um ingresso e quiser ir lá arriscar pra ver se consegue alguma coisa, nossa sugestão é que você pergunte em grandes grupos se eles têm ingresso sobrando. Vai que rola… Sei de gente que já conseguiu assim.

Onde Fica? Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano

Como Chegar? Metrô, linha A, descer na estação Ottaviano - S. Pietro-Musei Vaticani ou Cipro.

Obs.: Dê um “buscar” em Roma para mais dicas! :) Ou clique nos links abaixo, de Posts Relacionados. Obikà e Il Vero Alfredo são ótimas opções para comer bem em Roma.