Recentemente, a Vivi - querida amiga aqui do Destinos e Receitas - esteve em Mendoza, Argentina. E , junto com ela e com uma outra amiga, a Rafa, descobrimos a história de um vinho muito especial e premiado: o Judas.

A família Sottano veio da região de Vêneto, na Itália para Mendoza no século XIX (1890) começou a produzir vinho para consumo próprio. Que Mendoza é um ótimo lugar para a vitivinicultura muita gente já sabe, mas gostoso é visitar o lugar e saber das histórias por trás das garrafas.

bodega sottano judas

(foto de Bodega Sottano)

bodega sottano judas

Família Sottano (foto de Bodega Sottano)

Este vinho era uma produção limitada e exclusiva para consumo da família, porém esse trato foi rompido por um dos filhos de Ricardo Sottano, que compartilhou o vinho com amigos que adoraram o vinho e assim começaram a adquirir mais garrafas às escondidas. Com o sucesso de vendas, não restou outra alternativa a não ser revelar a traição à família, que então aumentou a produção e começou realmente a vender o vinho a terceiros. Em homenagem ao parente traidor, o vinho recebeu o nome de JUDAS! O nome, como é óbvio, faz um  paralelo com a história narrada na Bíblia em que Jesus foi traído por Judas.

bodega sottano judas

Hoje, a Bodega Sottano cria vinhos especiais, verdadeiros ícones. Quem comanda a produção atualmente é já a terceira geração dos Sottano na Argentina, mais precisamente Diego, Pablo e Mauricio Sottano. A Sottano é uma bodega boutique, cuja produção de vinhos se limita apenas aos de alta qualidade com uma produção anual de 500.000 litros. O rendimento de uvas nos vinhedos é de 8 toneladas por hectare, a metade da média nacional Argentina, o que atesta a qualidade superior dos vinhos. Para as linhas Reserva e Reserva de Família o rendimento está entre 5 e 6,5 toneladas, chegando a 4 toneladas para a produção do vinho ícone da bodega: o Judas.

bodega sottano judas

Nada mal, não!? (foto de Bodega Sottano)

Elaboração

A colheita das uvas do Judas é feita nas primeiras horas da manhã, manualmente, em pequenas caixas de 12 quilos, na 2º quinzena de abril, quando as uvas estão bastante maduras e, consequentemente, ricas em concentração de açúcar e aroma. As uvas são provenientes de um pedaço da propriedade, cujas parreiras têm mais  de 40 anos e ficam a 1.000 metros de altura, na região de Perdriel – Lujan de Cuyo.

Judas - Ficha Técnica

Produtor: Bodega Sottano
Tipo: Tinto
Região: Mendoza
País: Argentina
Uva(s): Malbec
Graduação Alcoólica: 14,8%
Temperatura Ideal: 16 a 18ºC
Envelhecimento: O processo de envelhecimento é feito durante 18 meses em barris de carvalho de primeiro uso (70% em francês e 30% em americano).
Diretrizes Enogastronômicas: Ideal para acompanhar cordeiro assado, churrasco e pratos de carnes vermelhas em geral. Recomendamos decantar este vinho cerca de uma hora antes de beber-lo.
Estimativa de guarda: Até 10 anos.
Volume: 750ml
Aromas: Aroma de grande intensidade e complexo, predominando notas de cereja, tabaco, cassis, pimenta branca e cravo com suaves notas de chocolate e menta.
Paladar: Seu paladar tem grande estrutura, marcado pela acidez. Amplo na boca, com taninos doces e aveludados, num bom equilíbrio com a madeira.
Cor: Vinho de cor vermelho intenso, brilhante com reflexos negros.
Importadora: quem traz o Judas ao Brasil é a importadora e distribuidora de bebidas e alimentos Max Brands.
 

Para passeios, em Mendoza, com motoristas confiáveis dêem uma olhada nessa lista do Ricardo Freire, no Viage na Viagem: aqui. Vejam os comentários, pois estão mais atualizados!

Onde Fica a Bodega Sottano? Perdriel , Mendoza , 5509 , Argentina

Telefone: 54-0261-4058335

Escritório Comercial: Colón 531, 1ºPiso - Oficina 3, Mendoza, 5500 , Argentina. Telefone: 54-0261-4230477

Email: sebastian@bodegasottano.com

Aqui o site oficial da Bodega Sottano.

*** Essa traição merece brinde! Providencie o seu Judas e me conte o que achou!